Economia

Decisão sobre fornecedora de caças para o Brasil foi adiada, afirma Dilma

Agência France-Presse
postado em 11/12/2012 17:17

Paris - A presidente Dilma Rousseff declarou nesta terça-feira (11/12), em Paris, que a escolha do Brasil entre três empresas de aviação para a compra de caças - a francesa Rafale/Dassault, a americana Boeing e a sueca Saab - levará "mais algum tempo".

"Nós adiamos a decisão (...) e isso levará algum tempo em função do tempo que a economia brasileira vai levar para se recuperar", disse Dilma durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do francês François Hollande.

As três empresas, a francesa, a americana e a sueca, disputam uma licitação do governo brasileiro para a compra de 36 aviões militares.

Para este contrato de mais de 4 bilhões de euros, o Rafale, da francesa Dassault, compete com o F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, e com o Gripen NG, da sueca Saab.

Em 2009, o ex-presidente Lula havia manifestado publicamente a sua preferência pela aeronave de combate francesa. Mas depois da chegada ao poder de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011, Brasília adiou diversas vezes sua decisão.



Paris aposta em sua promessa de realizar importantes transferências de tecnologia ao Brasil para superar a concorrência, apesar do alto custo do Rafale.

"Este é o método que definimos e a abordagem que adotamos", lembrou François Hollande.

"Sobre o Rafale, o Brasil tem todos os elementos para escolher e tem total liberdade, dependendo do momento e de suas necessidades materiais. Sei das qualidades excepcionais do Rafale, elas já foram demonstradas em diversas oportunidades. Não acredito que seja útil dizer mais", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação