Economia

América Latina deve economizar e diversificar economia para enfrentar crise

Agência France-Presse
postado em 13/12/2012 16:18
Santiago - Os países da América Latina devem economizar e diversificar suas economias para enfrentar "males" futuros gerados pela crise financeira mundial, recomendou nesta quinta-feira (13/12) Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), que realiza uma visita ao Chile.

"Recomendamos que os países da América Latina construam um colchão para enfrentar os males futuros da crise. A diversificação de suas economias também é algo positivo" para fazer frente às dificuldades, disse Lagarde nesta quinta-feira durante um encontro com estudantes da Universidade do Chile, em Santiago.

Lagarde também advertiu sobre possíveis ameaças para a região pela "volatilidade do preço das commodities" e "a desaceleração do crescimento" da América Latina, que segundo as previsões do FMI, caiu de 3,4% a 3,2% em 2012, e de 4,2% a 3,9% para 2013.



A diretora reiterou que a crise financeira nos Estados Unidos e na Eurozona deve ser seguidas com atenção pelas economias da região. E entre os aspectos positivos, destacou a evolução econômica latino-americana e sua resistência à crise na Europa,

Na sexta-feira, Lagarde participará da reunião de ministros de Finanças da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) na cidade de Viña del Mar, 120 km ao oeste de Santiago.

A visita ao Chile é parte de uma série de visitas pela região, que já contou com uma passagem pela Colômbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação