Economia

China e África do Sul suspendem importação de carne bovina do Brasil

Agência France-Presse
postado em 13/12/2012 17:36
China e África do Sul somaram-se ao Japão e suspenderam nesta quinta-feira temporariamente a importação de carne bovina brasileira por um caso atípico de "vaca louca" que, segundo o Brasil, não traz nenhum risco para seu rebanho, disse uma fonte oficial.

"Recebemos a notificação oficial de China e África do Sul anunciando a decisão", disse à AFP um funcionário do Ministério da Agricultura, que pediu para não ser identificado.

Assim como fez com o Japão, o primeiro país a suspender as importações de carne esta semana, o Brasil entrará em contato com seus dois sócios do grupo de economias emergentes Brics para esclarecer o ocorrido, disse a fonte.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo e entre janeiro e outubro deste ano vendeu um milhão de toneladas de carne bovina, a maioria com destino à Rússia, segundo o Ministério.

As autoridades confirmaram na semana passada um caso atípico de Encefalopatía Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como a enfermidade da "vaca louca", em um animal que morreu em 2010 no estado do Paraná (sul).

O Ministério da Agricultura indicou então que a morte foi decorrente de outras razões e que "o episódio não implica em um risco para a saúde pública ou à higiene animal".



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação