Economia

Região basca da França adotará moeda complementar ao euro: o eusko

Agência France-Presse
postado em 18/12/2012 18:12
Baiona - Começará a circular no dia 31 de janeiro de 2013 na região basca do sudoeste da França, Iparralde, uma nova moeda, o "eusko", que será complementar ao euro e servirá, segundo seus idealizadores, para fortalecer a economia local, promover a língua e a cultura basca.

Segundo a Associação Moeda Basca, a moeda poderá ser comprada com euros a um câmbio fixo e as notas poderão ser usadas em todas as empresas e lojas bascas que as aceitarem. Os comerciantes e empresários podem reutilizar as notas localmente. Contudo, caso elas sejam trocadas por euros perderão 2% de seu valor.



"O Eusko possibilitará acelerar a troca, a mudança e a reorientação da economia", disse o presidente da associação, Dante Edme-Sanjurjo. Questionado sobre eusko, um porta-voz do Banco da França comentou: "Isso é escambo. A única moeda em curso legal é o euro". Os bascos também habitam o extremo norte da Espanha, uma região conhecida por Hegoalde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação