Economia

Republicanos seguem abertos ao diálogo após fracasso do 'Plano B'

Agência France-Presse
postado em 21/12/2012 18:50
Washington - Os líderes republicanos afirmaram nesta sexta-feira que apesar do fracasso de sua proposta para reduzir o déficit, conhecida como "Plano B", continuam dispostos a negociar com o presidente Barack Obama para evitar o "abismo fiscal".

Tanto o presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner, que não pôde levar adiante seu plano fiscal por não contar com os votos necessários, como seu adjunto na Câmara Baixa, insistiram que agora é a vez de Obama avançar para assegurar um acordo antes do final do ano.

"Eu não quero que os impostos sejam elevados. Os republicanos não querem que subam os impostos", disse Boehner aos jornalistas no Capitólio, em Washington. "Contudo, nós só controlamos a Câmara de Representantes. Os democratas governam", afirmou.



Ao mesmo tempo, Boehner insistiu que não iria abandonar as conversações. "Estou interessado em resolver os grandes problemas que enfrenta nosso país, e isso implica que os líderes da Câmara, os líderes do Senado e o presidente terão que trabalhar em conjunto", afirmou.

A proposta de Boehner era parte de um plano geral para aumentar a arrecadação em trilhão de dólares e elevar os cortes a 1 trilhão de dólares, principalmente em reduções dos aportes do Estado para programas como Medicare, o seguro de saúde para pessoas maiores de 65 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação