Agência France-Presse
postado em 26/12/2012 08:58
Washington - O presidente americano, Barack Obama, encurtará suas férias de Natal para retornar nesta quarta-feira (26/12) a Washington e reiniciar as negociações fiscais, informou a Casa Branca. O presidente encontra-se junto a sua família no Havaí e deve retomar as negociações na quinta-feira (27/12).
Apesar de semanas de negociações, Obama não alcançou um acordo com os republicanos para evitar o temido abismo fiscal, que levará, a partir de 1; de janeiro, a uma alta generalizada de impostos e a cortes automáticos nos gastos públicos, sobretudo na área social. Alguns economistas temem a queda da primeira economia mundial em recessão.
[SAIBAMAIS]No dia 1; de janeiro também expiram as reduções de impostos para todos os contribuintes, herdadas da presidência de George W. Bush e que os republicanos pretendem renovar. No entanto, Obama deseja excluir destas reduções os americanos com receitas superiores a 400 mil dólares por ano, depois de ter abandonado durante as negociações sua base de 250 mil dólares.