Agência France-Presse
postado em 26/12/2012 14:39
Nova York - Após uma abertura sem direção, a Bolsa de Valores de Nova York ampliou a cautela nesta quarta-feira (26/12) e operava em leve queda pela tarde, com investidores atentos à redução do déficit após o anúncio de interrupção das férias do presidente Barack Obama com o objetivo de obter um acordo com os republicanos.No final da tarde, o Dow Jones Industrial Average apresentava queda de 0,12% e o Nasdaq caía 0,54%, aos 2.996,41 pontos. o Standard and Poor;s 500, por sua vez, caía 0,34%, para os 1.421,85 pontos. "A questão fundamental é o abismo fiscal", disse o analista da Briefing.com, Dick Green.
A Casa Branca tem até o final do mês para acertar maneiras de reduzir os gastos e elevar os impostos para reduzir a dívida antes que isso seja feita de maneira automática, como prevê a lei, o que poderia levar o país à recessão, segundo alguns especialistas.
Obama encurtou suas férias de Natal para retornar nesta quarta-feira a Washington e reiniciar as negociações fiscais, informou a Casa Branca. O presidente encontrava-se junto a sua família no Havaí e deve retomar as negociações na quinta-feira.
Apesar de semanas de negociações, Obama não alcançou um acordo com os republicanos para evitar o temido abismo fiscal, que levará, a partir de 1; de janeiro, a uma alta generalizada de impostos e a cortes automáticos nos gastos públicos, sobretudo na área social.
No dia 1; de janeiro também expiram as reduções de impostos para todos os contribuintes, herdadas da presidência de George W. Bush e que os republicanos pretendem renovar. Contudo, Obama deseja excluir destas reduções os americanos com receitas superiores a 400 mil dólares por ano, depois de ter abandonado durante as negociações sua base de 250 mil dólares.