Agência France-Presse
postado em 26/12/2012 18:48
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram a quarta-feira (26/12) com fortes ganhos em Nova York, com o mercado reagindo bem ao anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, suspenderia suas férias hoje para retomar as negociações para cortar o déficit do país, o maior consumidor mundial de petróleo.O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega para fevereiro subiu 2,37 dólares, fechando a 90,98 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), na máxima em quase dez semanas. Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega para fevereiro fechou a 111,07 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), com uma alta de 2,27 dólares com relação a segunda-feira. Na terça-feira não houve sessão devido ao feriado de Natal.
Leia mais notícias de Economia
"A expectativa de que sejam retomadas as discussões sobre o abismo fiscal em Washington, após o descanso de Natal, sustentou os preços do petróleo", disse Bill Baruch, da iiTrader.com.
Obama decidiu interromper suas férias para voltar nesta quarta-feira a Washington e tentar chegar a um acordo com os republicanos para evitar uma alta de impostos, somada a fortes cortes do gasto, que entrariam em vigor em janeiro de 2013 caso não seja modificada a atual legislação. Estas medidas poderiam levar a uma desaceleração da atividade econômica dos Estados Unidos, um indício negativo para a demanda de energia no maior consumidor mundial de petróleo.
Caso democratas e republicanos consigam chegar a um acordo, "isso joga a favor dos preços do barril", explica James Williams, da WTRG Economics.
Segundo o especialista, os preços do petróleo também foram impulsionados por um aumento das tensões no Iraque, com as autoridades do Curdistão retendo quase que completamente as exportações de petróleo à espera de que Bagdá cancele uma dívida de 300 milhões de dólares. Contudo, Williams afirmou que o volume de negócios foi baixo e que a forte alta pode pode ser atribuída também à ausência de investidores devido ao período de festas.