Economia

Grécia diz que precisa de 27,5 bi de euros para recapitalizar quatro bancos

Agência France-Presse
postado em 27/12/2012 15:58

Atenas - Os quatro maiores bancos da Grécia precisam de 27,5 bilhões de euros (US$ 36,4 bilhões) para recapitalizar seus fundos, disse nesta quinta-feira (27/12) o Banco Nacional através de um comunicado.

"O capital necessário para todos os bancos comerciais da Grécia foi estimado em maio de 2012 em 40,5 bilhões de euros, dos quais 27,5 bilhões de euros correspondem aos quatro maiores: National Bank of Greece (NBG), Alpha, Eurobank e Piraeus", disse o Banco Nacional.

O relatório indica que a operação de recapitalização "deve ser encerrada antes do final de abril de 2013".



Ao detalhar as necessidades de cada um dos quatro bancos, o BdG considera que o BNG, líder do setor grego, precisa de 9,756 bilhões de euros; o Alpha, de 4,571 bilhões; o Eurobank, de 5,839 bilhões; e o Piraeus, de 7,335 bilhões.

Os quatro principais bancos gregos serão apoiados "pelo Estado", enquanto uma dezena de bancos menores, considerados "não-sistêmicos", serão recapitalizados pelo setor privado também até abril. Eles precisarão, no total, de 13 bilhões de euros.

As estimativas do BdG são baseadas nos prejuízos dos bancos após sua participação na operação de perdão da dívida soberana grega de março e das perdas esperadas dos créditos duvidosos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação