Economia

Entenda o que é uma ação antes de investir na bolsa de valores

postado em 30/12/2012 07:45
Antes de investir em papéis negociados na bolsa de valores, é necessário entender o que é uma ação. Na prática, ao adquirir uma, o investidor se torna sócio de uma companhia e, em alguns casos, pode até receber dividendos e votar nas assembleias de acionistas. Durante a negociação diária, o preço desse papel tem a chance de valer mais ou menos. Se no fim do dia ele atingir um valor maior do que o de compra, houve ganho. Caso contrário, prejuízo. Para começar a operar, porém, é preciso estar cadastrado em uma corretora com autorização para operar na Bolsa de Valores de São Paulo (BMF), a única em funcionamento no Brasil.

Leia mais notícias em Economia

Lucrar com ações exige conhecimento, dinheiro e sobretudo paciência para ver as ações caírem sem se desesperar. Essa negociação também tem custos, que podem ser elevados. Uma das cobranças é a taxa de corretagem pela intermediação das operações que, dependendo da corretora, pode chegar a R$ 20 por ordem no Home Broker, em que a compra e a venda são feitas pelo próprio investidor por meio do computador. Se as ordens forem dadas diretamente em uma agência bancária ou na corretora, esse valor diminui significativamente. Mas além de uma taxa fixa, pode haver um percentual sobre o valor negociado.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação