Economia

Finanças saudáveis, só com orçamento organizado e despesas sob controle

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 30/12/2012 08:00
Além de compras e festas, o fim de cada ano traz também, para as famílias, a possibilidade de fazer uma espécie de balanço financeiro. São muitas as promessas de mudar de vida no período que começa, principalmente quando se está endividado e os problemas decorrentes das prestações a pagar tiraram o sono por muito tempo. Para ser bem-sucedido na empreitada de começar 2013 no azul, no entanto, é preciso muito mais do que boas intenções.

;As pessoas precisam aprender a dar mais valor ao dinheiro. Uma avaliação criteriosa da atual situação financeira pode ser um alívio para muitas famílias, pois elas vão descobrir que poderão, facilmente, cortar entre 20% e 30% de suas despesas, sem deixar cair o padrão de vida;, avalia Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Leia mais notícias em Economia


Segundo ele, essa economia não é nenhum milagre. Ela pode ser obtida com a racionalização dos gastos. E, para fazer isso, não é necessário nenhum cálculo complicado. Basta fazer uma lista simples das despesas fixas e maleáveis do mês. Antes de pôr mãos à obra, no entanto, Domingos sugere que o consumidor tenha real consciência de sua situação financeira. Para facilitar, o educador divide as famílias em três categorias: as poupadoras, as que estão equilibradas e as devedoras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação