Economia

Líderes do Senado nos EUA constatam falta de acordo sobre 'abismo fiscal'

Agência France-Presse
postado em 30/12/2012 18:46

Washington - Os líderes republicanos e democratas do Senado, responsáveis por um eventual compromisso até segunda-feira para evitar um plano de austeridade forçado nos Estados Unidos, constataram neste domingo o estancamento das negociações em torno do "abismo fiscal".

[SAIBAMAIS]"Negociamos há cerca de 36 horas (...) Esta manhã, tentamos responder à proposta" orçamentária dos republicanos, declarou o líder da maioria democrata, Harry Reid, na tribuna de oradores da câmara alta do Congresso.

Mas "não fomos capazes disso. Eu me reuni várias vezes com o presidente (Barack Obama) e até o momento não somos capazes de apresentar uma contraproposta", afirmou Reid.

"Creio que o líder republicano (senador Mitch McConnell) atuou absolutamente de boa fé. Simplesmente nossas posições estão distantes em alguns temas muito importantes", acrescentou.



Antes de Reid, também na tribuna, McConnell havia lamentado a "falta de um senso de urgência" a menos de 36 horas de se chegar ao "abismo fiscal", expressão que designa a entrada automática em vigor do aumento de impostos generalizados e de cortes nos gastos do Estado federal, coquetel que ameaça empurrar a maior economia mundial para a recessão.

"Todos nós sabemos que o tempo vai acabar. Precisamos proteger os americanos e as empresas da ameaça deste aumento dos impostos", acrescentou. "Para fazer as coisas avançarem, liguei para o vice-presidente (Joe Biden) para ver se podia ajudar a relançar as negociações", explicou McConnell.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação