Agência France-Presse
postado em 03/01/2013 19:29
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em queda em Nova York, com investidores recuperando o fôlego após a forte alta de quarta-feira (2/1) e considerando dados díspares sobre o desemprego nos EUA, o maior consumidor de petróleo do mundo.O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro caiu 20 centavos a 92,92 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega em fevereio fechou a 112,14 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 33 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira.
Os operadores realizaram lucros após as fortes altas registradas nos últimos dias, disse John Kilduff, da Again Capital.
A publicação do relatório mensal sobre emprego da companhia de serviços de informática ADP, mostrou que, em dezembro, foram criados nos Estados Unidos um grande número de postos no setor privado, o que impulsionou o mercado, afirmou Matt Smith, da Schneider Electric.
"Este relatório é um bom indício antes da publicação do relatório oficial sobre emprego", explicou o analista.
"Os operadores do mercado ignoraram os dados (do Departamento de Trabalho) sobre um aumento das novas inscrições ao seguro desemprego" nos Estados Unidos nos últimos dias do ano, acrescentou.
Contudo, a prudência dominava o mercado antes da publicação dos dados sobre as reservas de petróleo nos Estados Unidos, que foi adiada para sexta-feira pelas autoridades por causa do feriado de ano-novo.
Segundo os analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires, o Departamento de Energia (DoE) deve anunciar uma queda de 1,3 milhão de barris em relação às reservas da semana anterior.
As projeções apontam para uma alta de 1,7 milhão de barris das reservas de gasolina e um aumento de 1,5 milhão de barris das reservas de produtos destilados.