Economia

Empresas investem em produtos e serviços voltados ao público solteiro

Carolina Oliveira
postado em 06/01/2013 18:31


No Brasil, eles somam 72 milhões. Em Pernambuco, são 59% do total de 7,3 milhões de habitantes. Os números, divulgados na última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), dizem respeito aos solteiros. Eles já são maioria no país e, não por menos, despertam parte importante do mercado para suas necessidades, que vão de imóveis mais compactos a porções de alimentos individuais ou semiprontas.

Estevão Lira, de 25 anos, é formado em administração e trabalha como supervisor financeiro de uma empresa de consórcios e seguros. Depois que passou a morar sozinho, viu as preocupações com a casa aumentarem. ;É curioso, mas quando passei a morar só percebi a necessidade de repor os produtos ditos básicos para sobrevivência - desde os de higiene pessoal aos de limpeza da casa. É uma noção que só temos com a experiência.;

Em meio às obrigações, ele sentiu que o mercado entendeu o recado dos solteiros, que prezam pela praticidade e não têm tempo a perder. ;Acho que a preparação do mercado, de forma geral, é facilitada, porque a maioria dos solteiros não dispõe de muito luxo, compra apenas do básico. Aconselho aos que vão entrar neste estilo unitário de vida a manterem a disciplina financeira, correrem atrás dos objetivos e nunca deixarem de se divertir;, reforça.

Os cruzeiros são a grande pedida para os que viajam sozinhos, segundo o vice-presidente da Abav, Leonel Rossi Júnior

A recomendação já é assimilada por muitos dos que não têm um relacionamento conjugal ;oficial; para chamar de seu. De acordo com o vice-presidente de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Leonel Rossi Júnior, apesar do ainda incipiente mercado turístico para solteiros, esse público já dispõe de pacotes turísticos voltados ao seu perfil.

;O número de solteiros viajando aumentou, e esse fenômeno chamou atenção das agências de viagem para a necessidade de investir em roteiros mais adequados a esse consumidor. Cruzeiros são uma grande pedida dos que viajam sozinhos;, diz Rossi. Além dos cruzeiros, outros tipos de viagem têm atraído esse público: os mais jovens costumam aproveitar a atmosfera carioca, e, quando saem do país, optam pela Argentina.

Já os solteiros mais velhos dispõem de mais tempo para aproveitar o destino, o que implica na escolha por viagens mais longas: ;Muitos viúvos procuram fazer viagens de ônibus para o Sul do Brasil, mas também escolhem conhecer o Norte, só que de avião;, comenta Rossi.

Os solteiros que curtem a agitação da vida urbana encontram nos bares e restaurantes uma ;segunda casa;. É que, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), Valter Jarocki, esses ambientes se tornaram verdadeiros pontos de encontro. ;Para atrair o público solteiro, os bares buscaram ampliar o leque, e hoje oferecem atrativos como o happy hour.;

Como principal polo gastronômico do Nordeste, Pernambuco é marcado pela variedade, fato que influencia a preferência do público solteiro. ;Não há um só perfil de bar ou restaurante que caracterize a preferência desse tipo de consumidor. Eles se abrem para conhecer os mais diversos pontos;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação