Economia

Repsol anuncia exploração de "megacampo" petrolífero no Brasil

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 16:32
Madri - O grupo petrolífero espanhol Repsol anunciou nesta terça-feira ter realizado a exploração do primeiro poço de "um dos maiores campos de petróleo do Brasil", Sapinhoá, com reservas estimadas em 2,1 bilhões de barris.

"A exploração comercial do megacampo de Sapinhoá, situado no bloco BM-S-9 do pré-sal brasileiro, começou, produzindo petróleo de boa qualidade, o que contribuirá decisivamente para os planos de crescimento da Repsol nos próximos anos", disse o grupo em um comunicado.

Após a expropriação em abril de sua filial argentina YPF pelo governo de Cristina Kirchner, a Repsol decidiu se concentrar na exploração de outros mercados, como Brasil, Venezuela, Peru e Estados Unidos.


"O poço Guará-1, com um potencial de produção superior a 25 mil barris/dia, de boa qualidade, foi o primeiro poço do campo de Sapinhoá a ser conectado à plataforma Cidade de São Paulo", informou.

O campo ;offshore; de Sapinhoá, situado na Bacia de Santos, é explorado por um consórcio constituído pela Petrobras (45%), Repsol em aliança com o grupo chinês Sinopec (25%) e o britânico BG Group (30%).

"Sapinhoá é um dos maiores campos de petróleo do Brasil, com reservas estimadas de 2,1 bilhões de barris equivalentes de petróleo", afirmou a Repsol.

Nos próximos meses serão agregados novos poços à plataforma Cidade de São Paulo com o objetivo de alcançar um "pico de produção de 120.000 barris/dia" de petróleo no primeiro semestre de 2014, acrescentou.

O plano estratégico 2012-2016 busca "alcançar os 500 mil barris equivalentes por dia em 2016, com uma taxa anual de substituição de reservas de pelo menos 120%", informou o grupo espanhol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação