Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 16:57
Dublin - A Irlanda vendeu nesta terça-feira títulos da dívida soberana de longo prazo no valor de 2,5 bilhões de euros, informou o governo, trazendo esperança de que o país pode se tornar a primeira nação da zona do euro a deixar o programa de ajuda.A Irlanda teve uma forte demanda com pedidos avaliados em mais de 7 bilhões de euros, empurrando os rendimentos a 3,35%, disse a Agência de Administração do Tesouro Nacional (NTMA, na sigla em inglês) em uma declaração.
O valor captado representa um quarto dos 10 bilhões de euros que o governo irlandês espera obter nos mercados este ano.
A Irlanda foi resgatada com um amplo pacote de ajuda da União Europeia e do FMI de 85 bilhões de euros em novembro de 2010, após o colapso de sua economia.
Os rendimentos de terça-feira trazem o ônus de emprestar ao mercado com taxas impostas à Irlanda pelos termos de seu programa de resgate.
Elas são significativamente mais baixas que o custo médio antes de o país entrar no programa de resgate, quando os rendimentos eram de cerca de 4,7%.
Owen Callan, estrategista sênior de renda fixa do Danske Bank Markets, disse que a ação sugere que a Irlanda está gradualmente ganhando crédito aos olhos dos investidores internacionais.
"A emissão deve acabar completamente com o ;abismo de financiamento; em janeiro de 2014e também será importante para a Irlanda ser reavaliada pelas principais agências de classificação de crédito", disse ele.