Economia

Grécia fiscaliza 6 mil contas bancárias por suspeitas de evasão fiscal

Agência France-Presse
postado em 08/01/2013 17:43
Atenas - A brigada grega contra o crime financeiro (Sdoe) começou a investigar 6 mil contas bancárias no âmbito da luta contra a evasão fiscal e a corrupção no país, informou o organismo.

O controle das contas busca combater não só a evasão fiscal, mas também, indícios de "corrupção, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro", segundo um comunicado da Sdoe.

"São 9.620 casos no total, relacionados à evasão fiscal, gastos injustificados nas cidades, conflitos sobre declarações de impostos e transferências de capital ao exterior", acrescenta o comunicado.

O anúncio foi feito em meio ao escândalo da chamada "Lista Lagarde", em que o ex-ministro de Finanças socialista, Georges Papaconstantinou, é suspeito de ter apagado os nomes de três pessoas próximas de uma lista de pessoas com contas na Suíça.



O partido socialista Pasok, que expulsou Papaconstantinou quando o caso foi revelado em dezembro, é considerado responsável por parte dos problemas da Grécia por não ter lutado contra a fraude fiscal quando estava no poder, entre 2009 e 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação