Economia

Falta de chuvas coloca safra de grãos prevista para 2013 em risco

Antonio Temóteo
postado em 10/01/2013 06:04
O governo acendeu o sinal de alerta para o risco de a falta de chuvas prejudicar a projeção de safra recorde de grãos neste ano. O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gerardo Fontelles, admitiu que a estiagem prolongada pode comprometer a produtividade das lavouras brasileiras neste ano. Dados da pasta indicam que a colheita de 2013 pode alcançar 180,41 milhões de toneladas, um crescimento de 8,6% em relação à produção de 2012. O destaque ficará por conta da soja, que deve alcançar 82,68 milhões de toneladas.

Fontelles explicou, porém, que, como boa parte das culturas está em período de floração, as chuvas, nesse momento, são essenciais para garantir o crescimento adequado das plantas. ;Sem as precipitações, os grãos não crescem de maneira uniforme e isso prejudica a produtividade;, ressaltou. A produção de milho também deve ter aumento expressivo, chegando a 72,19 milhões de toneladas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação