Economia

Inflação mostra resistência em curto prazo, mas deve retomar queda

postado em 10/01/2013 10:25
Brasília - A inflação mostra resistência em curto prazo, mas as perspectivas indicam retomada da tendência declinante ao longo de 2013, avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. Ele divulgou hoje (10) nota para comentar a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano passado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA fechou 2012 em 5,84%. Na nota, o presidente do BC destacou que a meta de inflação foi cumprida pelo nono ano consecutivo. A taxa ficou dentro do intervalo de tolerância de 2,5% a 6,5%, mas acima do centro da meta de 4,5%.

Leia mais notícias de Economia

[SAIBAMAIS] Tombini ressaltou ainda que, em relação a 2011, quando o IPCA ficou no teto da meta (6,5%), houve recuo. ;Não obstante, na segunda metade de 2012, observaram-se pressões de preço decorrentes de choques desfavoráveis no segmento de commodities agrícolas, dentre outros fatores;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação