Economia

Impulsionado por comércio chinês, petróleo fecha em alta em Nova York

Agência France-Presse
postado em 10/01/2013 19:26
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (10/1) em Nova York em um mercado estimulado pelos dados positivos do comércio exterior chinês em 2012 e pela queda do dólar que favorecia a compra de matérias primas.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro subiu 72 centavos a U$93,82 no New York Mercantile Exchange (Nymex).

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro fechou em 111,89 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 13 centavos sobre o fechamento de quarta-feira.

O Brent chegou aos U$113,29 às 8h30 (de Brasília), o máximo desde meados de outubro, enquanto o WTI alcançou U$94,70 durante as negociações, na maior alta desde meados de setembro.

A forte alta do excedente comercial da China, segundo consumidor de petróleo do mundo e segunda maior economia mundial, animou os corretores.

"Isso mostra que as perspectivas econômicas do país parecem estar no caminho de uma melhoria real", destacou John Kilduff, da Again Capital. "Isso permite projetar uma demanda mais forte do que a que prevíamos para o ano de 2013" pela China, acrescentou.



As cotações também se beneficiaram da queda do dólar, que barateou os barris para os investidores que possuem outras divisas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação