Economia

BCE apresenta nova nota de cinco euros, primeira da série Europa

A nota foi apresentada pelo presidente do BCE, Mario Draghi, e deve começar a circular a partir de maio em toda a zona do euro

Agência France-Presse
postado em 10/01/2013 19:53
A nota de 5 euros começa a circular em maioFrankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, apresentou nesta quinta-feira (10/1) em Frankfurt a nova nota de cinco euros, que começará a circular a partir de 2 de maio em toda a zona do euro, a primeira de uma nova série batizada de "Europa".

A maior diferença entre a primeira e a segunda série é a inclusão nas cédulas de um retrato, o de Europa, uma princesa da mitologia grega, que deu nome ao continente.

O rosto de Europa escolhido estava em um jarro de cerâmica do século IV a. C., que faz parte da coleção do museu do Louvre de Paris.

A série Europa "será mais inteligente e segura que a primeira", disse Draghi na cerimônia oficial da inauguração da nova nota no museu de arqueologia de Frankfurt.



Na nova série também será incluído o cirílico, terceiro alfabeto oficial da União Europeia com o latim e o grego.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação