Economia

Volta das chuvas convence governo de que não haverá racionamento

Fornecimento de energia está mantido, sem riscos para os consumidores. Oferta vai aumentar nos próximos anos

postado em 11/01/2013 07:05
Ministro Edison Lobão garante que nunca houve risco de racionamentoO governo está convencido de que a volta das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste, onde estão as hidrelétricas que fornecem 70% da energia que abastece o país, afastou por completo o risco de racionamento. A avaliação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é de que houve excessos nos alertas dos especialistas, já que a estrutura do sistema energético brasileiro está preparada de forma robusta para tempos de escassez de água, como agora. Os reservatórios estão, em média, com menos de 30% da capacidade, mas, para suprir a demanda, as usinas térmicas estão operando a todo vapor.



[SAIBAMAIS]Segundo técnicos do governo, a tendência é de as chuvas caírem de forma mais regular no estado de Minas Gerais, que concentra as principais bacias hidrográficas que irrigam as hidrelétricas de Furnas e de Itaipu. Se confirmado esse quadro, mesmo com o forte aumento do consumo, por causa do calor excessivo, é possível que, a partir de abril, o país possa desligar parte das térmicas que geram energia mais cara e poderiam, em caso extremo, comprometer a promessa da presidente Dilma Rousseff de conceder, a partir do próximo mês, desconto médio de 20,2% na conta de luz.

Fornecimento de energia está mantido, sem riscos para os consumidores. Oferta vai aumentar nos próximos anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação