Agência France-Presse
postado em 11/01/2013 12:49
Londres - A montadora japonesa Honda anunciou nesta sexta-feira a supressão de 800 empregos na Grã-Bretanha até a primavera no hemisfério norte devido a uma queda na demanda europeia. Os postos serão suprimidos na fábrica de Swindon, no sul da Inglaterra, que emprega 3.500 pessoas. A montadora evoca "condições persistentes de fraca demanda nos mercados europeus", segundo um comunicado.[SAIBAMAIS]
A Honda, que fabrica veículos na Grã-Bretanha desde 1992, nunca havia suprimido empregos no país, mas explica que a demanda de automóveis caiu de um milhão de carros no ano passado, com condições econômicas difíceis em países como Espanha, Itália e Grécia. "A Honda permanece totalmente comprometida com suas operações de produção na Grã-Bretanha e na Europa. No entanto, estas condições persistentes de frágil demanda industrial nos obrigam a adotar decisões difíceis", comentou Ken Keir, vice-presidente executivo da Honda Motor Europe.
O sindicato Unite classificou estas supressões de empregos como um "golpe para a indústria britânica e a economia local". Segundo o sindicato, "são, na realidade, mais de 1.100 empregos que serão suprimidos, já que o grupo anunciou recentemente 325 supressões de empregos de trabalhadores temporários" nesta fábrica. De acordo com os últimos números da Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), a matrícula de carros novos na União Europeia caiu ao seu nível mais baixo desde 1993 nos onze primeiros meses de 2012.