Economia

General Motors perde liderança nas vendas em 2012 para a Toyota

Vendas da GM aumentaram 3,2% na América do Norte, mas caíram 8,2% na Europa

Agência France-Presse
postado em 14/01/2013 15:27

Detroit, Estados Unidos - A General Motors (GM) perdeu o primeiro lugar em vendas a nível mundial em 2012 para a japonesa Toyota, ficando à frente da alemã Volkswagen, apesar de um crescimento das vendas de 2,9%, ou 9,2 milhões de veículos. A GM tinha alcançado o primeiro lugar das vendas mundiais depois que a Toyota sofreu problemas na cadeia de fornecimento após o terremoto que assolou o Japão em 2011.

[SAIBAMAIS]A participação de mercado global da fabricante caiu 0,4 pontos a 11,9%. As vendas da montadora norte-americana aumentaram 3,2% na América do Norte, mas caíram 8,2% na Europa, onde foi afetada pelo mal desempenho de sua filial Opel, disse a empresa em um comunicado.

Na China, a empresa vendeu em 2012, 2,84 milhões de unidades, máximo histórico, que representa uma alta de 11,3% das vendas. Na América do Sul as vendas caíram 1,9% a quase um milhão de veículos, enquanto a participação de mercado da GM caiu 0,8 pontos a 18%.

Com o objetivo de aumentar sua participação de mercado, o presidente da GM, Dan Akerson, aposta na China, onde a empresa aumentou sua presença no ano passado e espera crescer também este ano. "Lançamos sete modelos no Brasil e tivemos lucro na América do Sul, na América do Norte tivemos um bom ano e esperamos que graças a nossos novos produtos vamos ampliar" nossa parcela de mercado, acrescentou.

A Toyota lidera o mercado com uma ampla margem e projeta que suas vendas em 2012 cresceram 22% a 9,7 milhões de unidades. "O ano passado foi um grande ano para nós", disse Jim Lentz, diretor de vendas da Toyota nos Estados Unidos.

Além disso, a Toyota registrou máximos de produção, vendas e lançamentos de carros nos Estados Unidos no ano passado, disse Lenz.

A fabricante alemã Volkswagen, que aspira ser a empresa com maiores vendas mundiais em 2018, ficou em terceiro lugar, com um crescimento das vendas de 11,2% a 9,07 milhões de unidades em 2012. As 12 marcas pertencentes à fabricante alemã cresceram nos Estados Unidos (%2b34%), na China (%2b25%), e na América Latina (%2b8%), informou a empresa.

Nesta segunda-feira (14/1) abriu oficialmente o salão do automóvel de Detroit que reúne anualmente os principais fabricantes do ramo com seus clientes, este ano em um mercado mais otimista com os melhores desempenhos das vendas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação