Economia

Economista do Banco Mundial convoca EUA a deter 'incêndios orçamentários'

Kaushik Basun pede que o governo norte-americano realize reformas estruturais a fim de repensar a economia

Agência France-Presse
postado em 16/01/2013 11:04
Washington - O principal economista do Banco Mundial criticou na terça-feira (15/1) os "incêndios orçamentários" que ocorreram recentemente nos Estados Unidos e pediu para o país encontrar "materiais não inflamáveis" e mudanças estruturais para repensar sua economia.

"É hora de os Estados Unidos deixarem de lutar contra cada incêndio orçamentário que é declarado e consagrarem mais esforços a tentar descobrir os materiais não inflamáveis, ou seja, realizar reformas estruturais", declarou Kaushik Basun em uma conferência telefônica dedicada à apresentação de novas projeções da economia global do Banco Mundial.

[SAIBAMAIS]Depois de ter evitado por pouco o plano de austeridade do abismo orçamentário no início de janeiro, os Estados Unidos afundaram em um novo psicodrama político sobre o teto da dívida que os republicanos se negam a elevar, mesmo com o risco de um default.



Um episódio similar ocorreu em 2011, o que levou a agência de classificação Standard and Poor;s a rebaixar a nota dos Estados Unidos e retirar do país seu prestigiado "triplo A".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação