Agência France-Presse
postado em 16/01/2013 16:12
Luxemburgo - Jean-Claude Juncker encontrará na sexta-feira (18/1) seu provável sucessor, o ministro das Finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem, anunciou o governo de Luxemburgo nesta quarta-feira (16).Juncker, que comandou o grupo dos ministros das Finanças da zona do euro desde 2005 e liderou os esforços em resposta à crise da dívida, encontrará Dijsselbloem para examinar a "preparação do próximo encontro do Eurogrupo", que será sediado em Bruxelas na segunda-feira.
Um comunicado da equipe de Juncker disse que o homólogo iria "fazer um balanço da situação econômica e financeira na zona do euro", mas a data do encontro sugere que a tão esperada passagem do bastão está quase definida.
O recém-chegado ministro Dijsselbloem surgiu, nas últimas semanas, como o provável candidato para substituir Juncker que tentou deixar o cargo em julho, mas foi convencido a ficar pela Alemanha e pela França, depois que as duas maiores economias da região não chegaram a um acordo sobre um substituto.
Dijsselbloem representa uma economia com triplo-A, nos moldes da Alemanha, embora com a diferença de ter um socialista no governo recém-empossado, o que o tornou mais simpático ao presidente francês, François Hollande.
Juncker liderou o Eurogrupo enquanto era primeiro-ministro de Luxemburgo.
No começo do mês ele disse ter tomado uma decisão irrevogável de deixar o cargo. Nenhum anúncio foi feito sobre seu sucessor até agora.