Economia

Economia norte-americana se recupera desde novembro, aponta Fed

Agência France-Presse
postado em 16/01/2013 20:43
A economia norte-americana ganhou ritmo desde novembro, mostrou a pesquisa de atividade regional, o Livro Bege, do Federal Reserve (Banco Central dos EUA, Fed) nesta quarta-feira.

"Relatórios de doze bancos centrais distritais indicaram que a atividade econômica se expandiu desde o último relatório Livro Bege, com todos os doze distritos caracterizando o ritmo de crescimento como modesto ou moderado", disse o relatório.

A temporada de vendas nas festas de fim de ano foram um pouco maiores que as de 2011 e Nova Jersey e os arredores do estado de Nova York, seriamente atingidas pela supertempestade Sandy no final de outubro, estavam se recuperando, disse o Fed.



Contudo, varejistas e vendedores de carro esperam um crescimento mais lento das vendas "citando preocupações que os consumidores gastarão com mais cautela devido à atual incerteza fiscal".

Os negócios imobiliários foram amplamente estáveis ou melhoraram e as chuvas minimizaram os problemas causados pela seca no cinturão do milho.

O Banco Central acrescentou, porém, que as tendências do desemprego e dos preços ficaram "relativamente inalteradas", pressionando o Fed a endurecer sua política monetária em sua próxima reunião nos dias 29 e 30 de janeiro.

Em sua reunião de dezembro o FOMC (Comitê Federal do Mercado Aberto) aprovou um novo programa sem prazo definido de compra de títulos para reduzir a pressão sobre as taxas de juro de longo prazo e fortalecer o crescimento.

O comitê também estabeleceu, pela primeira vez, metas para o desemprego e a inflação que podem levar a um endurecimento da política monetária.

O Fed tem sido frustrado pelo nível de desemprego alto e persistente, especialmente o de longo prazo e deixou claro que reduzir esses números é sua prioridade na ausência de pressões inflacionárias.

Contudo, logo após a reunião, muitos membros do FOMC sugeriram que as políticas de compra de títulos de relaxamento quantitativo (quantitative easing), poderiam ser encerradas no final deste ano, mais cedo do que os mercados previam até agora.

O Livro Bege também mostrou que a indústria, que devia desempenhar um papel importante para o crescimento continuado, não sofreu mudanças ou apresentou contração em metade dos distritos.

Houve algum impacto do intenso debate sobre as medidas de austeridade contra o abismo fiscal que começaria a vigorar no dia primeiro de janeiro.

A decisão sobre o aumento de impostos e o adiamento de como lidar com os cortes de gastos severos programados ajudou alguns negócios, informou o Fed.

Na região de Chicago, "especialmente as metalúrgicas relataram um declínio nos preços e novos pedidos, com os consumidores adiando suas compras até o último minuto. Por outro lado, a indústria da defesa observou uma substancial retomada nos pedidos devido ao adiamento de dois meses", disse o relatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação