Economia

FMI se reunirá sobre caso das estatísticas da Argentina dia 1º de fevereiro

Agência France-Presse
postado em 17/01/2013 17:37
Washington - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) voltará a se reunir sobre o caso da Argentina e suas estatísticas econômicas no dia 1; de fevereiro, informou nesta quinta-feira, Christine Lagarde, em coletiva de imprensa.



O Fundo enviou uma missão preliminar ao país sul-americano para preparar, junto com suas autoridades, um relatório sobre seu setor financeiro, acrescentou Lagarde na coletiva.

Oficialmente a Argentina rejeitou até agora qualquer análise do Fundo, ao qual acusa de ter contribuído decisivamente para sua última grande crise econômica em 2001.

A Argentina saldou todas as suas contas com o Fundo e só aceitou uma missão técnica para corrigir os problemas sobre a medição da inflação e o Produto Interno Bruto (PIB).

As recomendações do Fundo não foram aplicadas, o que levou a diretoria a emitir em setembro um alerta à Argentina.

As negociações não frutificaram até o momento e Lagarde mandou, em dezembro, um relatório ao diretório do Fundo sobre os passos seguintes a serem tomados.

Lagarde não quis revelar o conteúdo do relatório na coletiva de imprensa.

"O que posso dizer é que tivemos uma missão (na Argentina) com o objetivo de realizar um programa de avaliação do setor financeiro", acrescentou.

O Fundo começou a realizar esses programas em 1999 nos países membros que querem avaliar a força desse setor. Boa parte dos países do G20 (países ricos e emergentes) têm recorrido a esse programa.

Essa avaliação "está separada do tema da confiabilidade dos dados" macroeconômicos argentinos, esclareceu Lagarde. Uma segunda missão para esse programa está prevista para março, informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação