Agência France-Presse
postado em 22/01/2013 13:20
Bruxelas - Onze países da União Europeia (UE), entre eles a Espanha, obtiveram nesta terça-feira (22/1) o aval dos demais sócios do bloco para tributar as transações financeiras (TTF), uma medida ambiciosa que visa frear a especulação e evitar uma nova crise do setor financeiro."Uma cooperação reforçada foi adotada na reunião de ministros das Finanças da União Europeia em Bruxelas", afirmou o ministro francês de Economia Solidária, Benoit Hamon, referindo-se ao extraordinário procedimento que requer a aprovação deste tipo de acordo para ao menos nove dos 27 estados do bloco.
[SAIBAMAIS]A taxação destas operações contribuirá para reduzir as especulações financeiras e estabilizar os mercados, argumentam os defensores da ideia impulsionada sobretudo pela França e Alemanha. Além disso, o setor financeiro terminará de alguma maneira pagando -ainda que minimamente- pelas convulsões que provocou na economia mundial.
Agora só faz falta "um texto prático e rápido" da Comissão Europeia (braço executivo da UE) para que os onze países que aprovaram o novo ônus possam aplicá-lo, disse o ministro francês. Os signatários são França, Alemanha, Bélgica, Portugal, Eslovênia, Áustria, Grécia, Itália, Espanha, Eslováquia e Estônia. Esta é a primeira aplicação do procedimento de cooperação reforçada entre países europeus no âmbito da tributação. Os demais países europeus poderão se somar à iniciativa, quando desejarem.