Agência France-Presse
postado em 22/01/2013 16:03
Frankfurt - O sentimento dos investidores na Alemanha subiu inesperadamente a seu maior nível em quase três anos em janeiro, diante de melhores perspectivas para a maior economia da Europa, mostrou uma nova pesquisa nesta terça-feira (22/1).O índice de confiança dos investidores calculado pelo instituto econômico ZEW subiu a 31,5 pontos em janeiro, de 6,9 pontos em dezembro, o nível mais alto desde maio de 2010.
Analistas projetavam um crescimento muito mais modesto, de cerca de 12 pontos este mês, depois de o índice entrar em território positivo no mês passado, pela primeira vez desde maio de 2012.
"O renovado crescimento nas expectativas econômicas mostra que os mercados financeiros acreditam que a perspectiva econômica para a Alemanha melhorou para os próximos seis meses", disse o presidente do ZEW, Wolfgang Franz.
[SAIBAMAIS]A redução das incertezas do mercado em relação ao futuro da zona do euro contribuiu para isso, afirmou Franz. Especialistas acreditam que o sentimento positivo persuadirá empresas a continuar com projetos de investimento que estavam adiando há muito tempo, acrescentou.
"Contudo, o ponto de partida da economia para muitos parceiros importantes da Alemanha continua fraco. Isso significa que a economia alemã crescerá moderadamente em 2013," disse Franz.
Para a pesquisa, ZEW entrevistou analistas e investidores institucionais sobre a análise atual da economia na Alemanha, bem como suas expectativas para os próximos meses. O sub-índice que mede a opinião dos atores do mercado financeiro da situação econômica atual na Alemanha subiu apenas 1,4 ponto a 7,1 pontos. Uma crítica frequente ao índice é que ele pode ser volátil e, por isso, não confiável em particular.