Economia

Catalunha solicita 9 bilhões de euros do fundo de resgate espanhol

"A quantia prevista pelo ministro do Interior e da Administração Pública da Espanha é de 9,073 bilhões de euros," disse o governo da Catalunha

Agência France-Presse
postado em 29/01/2013 17:43
Madri - O governo regional da Catalunha solicitou formalmente nesta terça-feira 9 bilhões de euros de um fundo de resgate criado pela Espanha para salvar suas regiões financeiramente fragilizadas.

"A quantia prevista pelo ministro do Interior e da Administração Pública da Espanha é de 9,073 bilhões de euros," disse o governo da Catalunha em um comunicado.

O pedido foi feito menos de uma semana depois de o parlamento da Catalunha aprovar uma declaração de soberania que pode levar a uma votação de auto-determinação para a região, cujos líderes querem grande autonomia em relação à Espanha.

Da quantia total, 7,7 bilhões de euros serão destinados a pagar dívidas que estão para vencer e empréstimos internacionais, disse o comunicado, e o restante será reservado para garantir que a região atinja um objetivo de déficit em 2013 de 0,7% do PIB, imposto pelo governo central espanhol do primeiro-ministro, Mariano Rajoy.

O fundo regional foi criado no ano passado para resgatar as 17 regiões da Espanha, a maioria delas atingidas profundamente pela crise da dívida da zona do euro.

[SAIBAMAIS]O fundo foi financiado com 18 bilhões de euros em 2012, dos quais a Catalunha recebeu 5,3 bilhões de euros e deve receber 23 bilhões de euros de Madri em 2013.

A Catalunha abriga 7,5 milhões da população total de 46 milhões. A região responde por um quinto da produção econômica da Espanha e um quarto das exportações.



Orgulhosos por sua linguagem e cultura, muitos catalães acreditam que as dificuldades financeiras da região foram causadas pela redistribuição dos impostos de renda a outras regiões da Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação