postado em 31/01/2013 14:20
São Paulo - As vendas em shopping centers de todo o país cresceram 10,65%, com faturamento de R$ 119,5 bilhões em 2012. As compras de Natal aumentaram 15% em comparação ao mesmo período de 2011, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (31/1) pela Associação Brasileira de Shopping Centers.O presidente da entidade, Luiz Fernando Veiga, atribuiu o bom desempenho ao ;baixo índice de desemprego, ao aumento da massa salarial e à oferta de crédito, que continua em níveis apreciáveis;, conforme salientou.
[SAIBAMAIS]Na projeção dele, as vendas devem continuar em alta e podem crescer 12% em 2013. De acordo com a associação, a procura de artigos no Natal foi maior nos setores de moda voltada os jovens, telefonia, cosméticos e brinquedos. No restante do ano, os destaques foram o comércio nas praças de alimentação, o lazer, as joias e os calçados.
Com os negócios estimulados pela melhoria da renda dos brasileiros, foram abertos 27 novos shoppings, no ano passado, elevando para 457 o número de centros de compras no país. Foi o maior crescimento dos últimos 13 anos. O primeiro shopping brasileiro foi inaugurado em 1966, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.