Agência France-Presse
postado em 31/01/2013 15:47
Washington - As vendas mundiais de tablets aumentaram no último trimestre a 52,5 milhões de unidades impulsionadas pelos aparelhos equipados com Android da Google, uma alta que supera até as projeções mais otimistas, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (31/1).O estudo preliminar da empresa de pesquisa econômica IDC mostrou que o mercado de tablets cresceu 75,3% no último trimestre de 2012 em relação ao mesmo trimestre de 2011, e disparou 74,3% em relação ao trimestre anterior, quando foram vendidas 30,1 milhões de unidades.
A IDC disse que o crescimento mais forte foi o de tablets que funcionam com o sistema Android, entre eles os fabricados pela sul-coreana Samsung e pela taiwanesa Asus, esta última fabricante do tablet Google Nexus. O iPad da Apple continua sendo o tablet mais vendido, mas sua participação de mercado é inferior a 50%, disse a IDC.
A Microsoft, que lançou seu novo tablet Surface nesse trimestre, não conseguiu ficar entre os cinco primeiros vendedores, registrando 900.000 dispositivos entregues no período que vai de outubro a dezembro de 2012.
Em geral, os fortes lucros do mercado vieram de vários lançamentos de novos produtos, incluindo o iPad mini, e preços mais baixos, o que encorajou os compradores durante a temporada de compras natalinas, segundo a IDC. "Esperávamos um quarto trimestre muito forte e o mercado não decepcionou", disse o analista da IDC, Tom Mainelli.
"O recorde do trimestre apresenta forte contraste com o mercado dos computadores pessoais (PC), que registrou durante uma queda das vendas pela primeira vez em mais de cinco anos nesse período".
O iPad da Apple comemorou sua primeira posição com 22,9 milhões de unidades vendidas. Isso representa um aumento de 48% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas menor que o crescimento do mercado em geral. Como resultado, a participação de mercado da Apple caiu pelo segundo trimestre consecutivo a 43,6%, de 46,4% no terceiro trimestre.
A Samsung, a segunda fabricante, registrou um crescimento de 263% na comparação anual, com vendas de 7,9 milhões de tablets e 15,1% de participação de mercado.
A IDC disse que a Amazon, que não oferece dados das vendas, entregou cerca de seis milhões de tablets no trimestre, se mantendo como o terceiro fornecedor. Isso representou 26,8% de crescimento, que deu à Amazon uma participação de mercado de 11,5%, disse a IDC.
Em quarto lugar ficou a Asus, que vendeu 3,1 milhões de tablets, com um crescimento de mais de 400% na comparação anual, que significou uma fatia do mercado de 5,8%. A Barnes & Noble vendeu um milhão de seus tablets Nook, o que representou 1,9% do mercado, segundo a pesquisa.