Agência France-Presse
postado em 01/02/2013 15:46
A produção industrial no Brasil caiu 2,7% em 2012 em relação ao ano anterior, o primeiro resultado negativo desde 2009, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Atingido pela perda de competitividade e de investimento em meio à crise externa, o setor esperava uma queda entre 2% e 3%, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em dezembro, a produção industrial estagnou em relação ao mês anterior. O resultado do ano passado foi o pior desde 2009, quando a indústria despencou 7,4% no início da crise financeira.
"2012 foi frustrante", disse recentemente Flavio Castelo Branco, economista chefe do CNI. Em 2011 a indústria cresceu apenas 0,4% em comparação com os 10,5% em 2010.
O setor que mais contribuiu para a queda industrial em 2012 foi o de bens de capital, com um retrocesso de 11,8%. Os industriais atribuem seus números negativos à queda de sua produtividade com os elevados custos de produção que desestimularam os investimentos.
Até meados do ano passado também enfrentaram a valorização do real brasileiro em relação ao dólar, o que diminuiu sua competitividade frente aos importadores.
O governo de Dilma Rousseff lançou, ao longo do último ano, uma série de estímulos para a economia que buscam reduzir os custos de produção e do endividamento, incentivar o consumo e recuperar competitividade. Rousseff espera que as medidas rendam plenos frutos este ano, quando o mercado espera um crescimento de cerca de 1%.