Agência France-Presse
postado em 04/02/2013 19:41
Os preços dos contratos futuros de petróleo caíram com força nesta segunda-feira em Nova York, devido a um aumento das preocupações do mercado sobre a zona do euro, e por realizações de lucros, após oito semanas consecutivas em alta.O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em março caiu 1,60 dólar a 96,17, no New York Mercantile Exchange (Nymex).
O barril de Brent do mar do Norte para entrega em março caiu US$1,16, fechando em US$115,60 em Londres.
"Quase todos os fatores que acompanharam a alta dos preços de petróleo na última semana, se inverteram: o aumento do otimismo nos mercados de ações, um euro forte (e um dólar fraco); agora é o contrário", resumiu Matt Smith, da Schneider Electric.
"Os corretores veem que a Espanha ainda continua com problemas", apontou John Kilduff, da Again Capital.
A Espanha atravessa um momento de incerteza política, em meio a um escândalo por denúncias de corrupção que afetam inclusive o presidente do Governo, o conservador Mariano Rajoy.
O nome de Rajoy, presidente do PP desde 2004, aparece em documentos contábeis manuscritos pertencentes a dois ex-tesoureiros do partido, segundo os quais ele teria recebido, assim como outros dirigentes de sua formação política, bônus ilegais procedentes de doações de empresários privados.
Por outro lado, o desemprego na Espanha voltou a subir durante o mês de janeiro, depois de experimentar uma leve queda no mês anterior.
Na Itália, o nervosismo se acentuou nos mercados a poucas semanas das eleições de 24 e 25 de fevereiro, agora que o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, subiu alguns pontos nas pesquisas de opinião.
Estes temores obscurecem a perspectiva da demanda de petróleo na zona do euro e deixam os investidores hesitantes em relação à compra de ativos considerados mais arriscados, como as matérias primas.
"A perspectiva de que sejam retomadas as negociações entre as potências ocidentais e o Irã (por seu programa nuclear), reduziu a taxa de risco" sobre o preço do petróleo, disse Kilduff.