Carolina Mansur
postado em 07/02/2013 06:05
A má qualidade do acesso à internet por meio do celular é a principal dor de cabeça dos consumidores em relação à telefonia móvel. De acordo com o primeiro relatório trimestral sobre os serviços do setor, elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi, a Claro, a TIM e a Vivo ficaram abaixo da meta estipulada ; de 98% ; de sucesso nas tentativas de conexão à rede de dados. A média de eficiência delas, no período, foi de 95%.
O relatório é a radiografia do que foi observado no monitoramento feito, entre agosto e outubro de 2012, para avaliar o cumprimento das determinações feitas pelo órgão regulador. Os índices abaixo do esperado causam transtornos para os usuários. O engenheiro Pedro Henrique Faria sente na pele a ineficiência dos serviços. Ele usa o celular como modem para acessar a internet pelo notebook e se comunicar com os clientes. E, apesar de o contrato com a operadora prever o serviço de 3G, o único sinal constantemente disponível é o EDGE. ;As empresas estão mais preocupadas em vender do que em garantir que os produtos que vendem funcionem.;