Agência France-Presse
postado em 08/02/2013 18:26
Nova York - A Boeing anunciou, nesta sexta-feira (8/2), que informou a seus clientes do atraso nas entregas do Dreamliner 787 enquanto analistas americanos de segurança aérea investigam os incidentes nas baterias em janeiro. Segundo afirmou um porta-voz da companhia, a Boeing está "em estreita comunicação com seus clientes" e já informou a eles que as entregas "estão atrasadas ou há o risco de atrasarem".Mais cedo, um de seus principais clientes na Europa, a norueguesa Norwegian Air Shuttle, havia pressionado a Boeing para a entrega do último modelo da companhia. "Esperamos que os fabricantes façam tudo o que esteja a seu alcance para que os aviões fiquem prontos o quanto antes", disse em um comunicado o diretor-executivo da companhia aérea, Bjoern Kjos.
No dia 16 de janeiro, a circulação da frota de 50 Dreamliners em operação no mundo foi suspensa depois do incêndio na bateria de uma aeronave da Japan Airlines (JAL) que se encontrava em solo americano e após o surgimento de fumaça em um avião da All Nippon Airways que teve que fazer uma aterrissagem de emergência. Dois dias depois, a Boeing cancelou as entregas das aeronaves até um novo aviso, mas manteve sua produção.
A agência americana de segurança aérea (NTSB) e as autoridades do Japão e da França estão investigando as causas dos incidentes. A NTSB sugeriu na quinta-feira que poderiam passar semanas até que se chegue a uma conclusão sobre a causa do incêndio da bateria no avião da JAL 787, que será chave para que os Dreamliners sejam autorizados a voar.