Economia

Brasil se concentra na exportação de produtos primários

O desempenho do Brasil na balança, apesar de ainda ser positivo, tende para o outro lado

postado em 11/02/2013 06:08
O ano mal começou, e o Brasil já sinaliza um desempenho ainda pior que o do ano passado no comércio exterior. O saldo da balança em 2012, de US$ 19 bilhões, foi o menor em mais de uma década. E, em janeiro último, o resultado foi o recorde negativo de toda a série histórica ; iniciada em 1994 ;para um período de 30 dias: US$ 4,03 bilhões.

O que mais preocupa, porém, não são os números globais, mas a qualidade do que é exportado. O Brasil depende cada vez mais de commodities agrícolas e minerais, com valor agregado muito inferior ao do que sai da indústria. ;Não podemos ficar o resto da vida abastecendo o mundo de produtos primários;, alerta o presidente da Associação de Exportadores Brasileiros (AEB), José Augusto de Castro.

A entidade chama a atenção para o fato de que praticamente um terço das exportações brasileiras no ano passado se concentrou em três produtos: soja, minério de ferro e petróleo. Para alguns países, como a China, a pauta se limita quase exclusivamente às commodities, produtos a granel, de baixo nível de elaboração e que podem ser fornecidos por diversos países mantendo as mesmas características.



O desempenho do Brasil na balança, apesar de ainda ser positivo, tende para o outro lado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação