Agência France-Presse
postado em 11/02/2013 15:49
Berlim - A economia alemã parece ter superado o pior da crise, após o último trimestre de desaceleração em 2012, informou nesta segunda-feira (11/2) o Ministério alemão da Economia em seu relatório mensal."As perspectivas vão melhorando progressivamente para a economia alemã. Os primeiros indicadores falam da possibilidade de uma saída da fase de fragilidade" informa este relatório que avalia mensalmente o estado da conjuntura econômica do país.
"O mais difícil da fase de desaceleração da economia mundial parece ter sido superado", disse o Ministério, que destaca que a agitação dos mercados financeiros se acalmou consideravelmente.
A Alemanha, a primeira economia europeia, foi afetada no ano passado pela crise que atinge vários de seus sócios da união monetária europeia.
Leia mais notícias de Economia
As exportações, um setor chave para o país, foram afetadas nos últimos meses do ano não só pela crise do euro, mas também pela queda da demanda mundial.
No quarto trimestre de 2012, o produto interno bruto alemão se contraiu 0,5% em relação ao terceiro trimestre, segundo uma primeira estimativa divulgada em meados de janeiro pelo Ecritório Federal de Estatísticas.
A cifra provisória do PIB alemão para os três últimos meses do ano passado deve ser divulgada na quinta-feira.