postado em 17/02/2013 07:00
O aumento da renda média do brasileiro fez crescer o consumo. Produtos comumente comprados por pessoas de maior poder aquisitivo se tornaram populares entre outras classes sociais. Essa nova realidade fez os jogos eletrônicos virarem uma mania nacional e os negócios nesse segmento, uma mina de ouro. Em 2012, a venda de games cresceu 149% em relação ao ano anterior, e a de consoles ; o aparelho mais tradicional ; somou R$ 542 milhões só no primeiro semestre, expansão de 53% em relação ao mesmo período de 2011, segundo dados da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACIGames).[SAIBAMAIS]A indústria brasileira, por sua vez, movimentou US$ 420 milhões, entre a produção de títulos e os investimentos no setor. E a meta é de que, até 2016, esse volume chegue a US$ 640 milhões ao ano. Trinta anos atrás, na década de 1980, quando o videogame Atari ; responsável pela popularização desse tipo de jogo ; figurava no topo da lista dos aparelhos eletrônicos mais desejados, o país nem sequer produzia jogos e gerava pouco dinheiro com isso. Mas, como se pode ver pelos números, essa realidade hoje é bastante diferente ; e promissora.