postado em 17/02/2013 07:00
Veja a histórias de algumas empresas que conseguiram chegar ao sucesso com jogos e lugares que oferecem cursos na área.[SAIBAMAIS]Ubisoft
A desenvolvedora terminou 2012 como líder do mercado brasileiro em vendas de jogos para videogame, segundo pesquisa da GFK. Com 12,8% do número total vendido no ano passado, a empresa alcançou pela primeira vez em sua história no Brasil a primeira posição na categoria. Just Dance 4, novo jogo da franquia de dança mais vendida do mundo, superou 120 mil unidades comercializadas no país ; em versões para Xbox360 com Kinect, PS3 e Wii ; e garantiu novamente lugar entre os games mais pedidos. JD 4 fez bastante sucesso com o DLC (Downloadable Content - compra de música) de Gangnam Style e ainda faturou prêmios como o de melhor jogo compatível com Kinect e PS Move."Juntos, conseguimos oferecer jogos a preços razoáveis, com conteúdo em português e em datas de lançamento muito próximas às dos EUA", disse Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft no país.
LinguaLeo
Criada em 2009 na Rússia, a empresa utiliza o processo de gameficação para ensinar inglês. A plataforma foi elaborada para proporcionar um aprendizado que utiliza exemplos e situações do cotidiano, de acordo com o nível de conhecimento do aluno. Para tornar a experiência mais divertida, a plataforma presenteia o usuário com um animal de estimação, o Leo, um leãozinho que deve ser alimentado com almôndegas, que são a moeda do jogo. Explorar algumas áreas do site ajuda a alimentar o personagem, além de fazer o estudante ganhar pontos de experiência e avançar o conhecimento na língua estrangeira. Jamerson Alves, gerente da startup no Brasil, explica porque o país foi o primeiro escolhido para expandir os negócios: ;Além do mercado de idiomas, os números da internet brasileira são impressionantes. Assim como a intensidade e interação com a plataforma, o brasileiro não apenas passa mais tempo na internet como é um dos países com maior número de usuários nas principais redes sociais;. O LinguaLeo recebeu o apoio de US$ 3 milhões de um investidor anjo para a nova fase brasileira.
Vostu
É hoje a maior empresa de jogos sociais da América Latina e tem entre seus principais títulos os games MegaCity, Mini Fazenda e Café Mania. AVostu tem mais de 15 milhões de pessoas jogando seus títulos mensalmente no Facebook, Orkut e Google%2b. Três amigos que estudavam juntos em Harvard decidiram criar uma rede social. Dois anos após a fundação, perceberam a oportunidade no mercado de jogos sociais, especificamente no Brasil. O principal foco da empresa para este ano é o desenvolvimento da área de tecnologia mobile. ;Temos profissionais de diversas áreas, desde arte, ilustração e animadores, até equipe de programação e engenheiros, sem esquecer os roteiristas e pessoal de conteúdo e som. É necessária uma grande e qualificada equipe para produzir um game social;, explicou o diretor da empresa, Matias Recchia.