postado em 18/02/2013 07:00
Situações quotidianas nas grandes cidades brasileiras como consultar horários e linhas de ônibus, identificar estradas congestionadas e até mesmo marcar uma consulta médica podem ser feitas pelo tablet ou smartphone. É a inteligência a serviço da praticidade em uma rotina cada vez mais conectada e dinâmica. Em todo o mundo, essas inovações melhoraram a eficiência do gasto público e estimularam negócios. Nos últimos dois anos, metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre investiram pesado em projetos de gestão e monitoramento.
Por meio de computadores interligados, as administrações locais acompanham e operam, 24 horas por dia, entre outras coisas, o trânsito, o atendimento nos hospitais e a necessidade de reparos em ruas e avenidas. A prefeitura da capital gaúcha testa desde fevereiro de 2012 um amplo sistema de controle eletrônico dos seus serviços. Um supercomputador da gigante norte-americana IBM rastreia todas as redes de água e esgoto e de iluminação pública. A segunda etapa do plano de modernização permitiu confirmar a sua eficácia com a emissão diária de relatórios diários que identificam falhas em equipamentos e vias urbanos, como uma simples lâmpada queimada no poste.