postado em 22/02/2013 16:44
Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta sexta-feira (22/2) que o problema de fluxo de caixa das distribuidoras de energia para fazer pagamentos às termelétricas deverá ter uma definição até segunda-feira (25). Após balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ele informou ter tranquilizado, durante reunião ontem, os presidentes das distribuidoras. ;Posso garantir que vamos encontrar uma solução;.[SAIBAMAIS]Atualmente, o preço da energia é reajustado anualmente pelas distribuidoras, como determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que leva em conta o uso de energia de usinas termelétricas, acionadas para dar garantia ao sistema quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo por falta de chuva.
Lobão acrescentou que não pode adiantar qual será a solução porque as alternativas são frequentemente modificadas. Segundo ele, a Aneel participa da elaboração de uma proposta que, no entanto, não depende apenas dela.
Esta semana, o ministro disse que a possibilidade de repassar mensalmente aos consumidores o custo da energia gerada por termelétricas é especulação. ;Reajuste anual é o que está estabelecido, repasse mensal é especulação que pode acontecer ou não, espero que não;, explicou na última quarta-feira (20).