Agência France-Presse
postado em 22/02/2013 19:10
Washington - A agência de classificação de risco reduziu em um grau a nota da dívida da Grã-Bretanha esta sexta-feira (22/2), de AAA, a nota mais elevada, para Aa1, alegando um crescimento lento e um encargo crescente da dívida.Segundo a Moody;s, o principal motivador do rebaixamento foi "a clareza crescente de que, apesar das forças econômicas estruturais consideráveis, o crescimento econômico da Grã-Bretanha permanecerá lento nos próximos anos".
A economia britânica registrou uma contração de 0,3% no quarto trimestre de 2012, depois de ter se recuperado de sua segunda recessão desde o começo da crise financeira. A Moddy;s destacou, ainda, os desafios pendentes para o país em termos de saneamento de suas contas e o enfraquecimento de sua capacidade de "absorver choques".
Ao mesmo tempo, a agência também reduziu a nota da dívida emitida pelo Banco da Inglaterra em um escalão, de "triplo A" para Aa1. A Moody;s manteve estável a perspectiva do país, com base na fortaleza de sua economia, que definiu como "altamente competitiva" e "bem diversificada". "A solvência da Grã-Bretanha continua sendo extremamente alta", acrescentou a agência.