Economia

Rio Verde responde pelo quinto maior PIB agrícola do país

Riqueza que sai da terra favorece industrialização

Antonio Temóteo
postado em 24/02/2013 08:00

Um dos 12 depósitos do grupo Cereal, que fatura R$ 550 milhões anuais

Rio Verde (GO) ; Quando chegou a Rio Verde (GO) para cursar a faculdade de administração em 1972, Evaristo Lira Baraúna era servidor da extinta Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem). Até então, ele nunca tinha visto ou tocado em um grão de soja. As principais lavouras da região que ocupavam os depósitos do governo quando colhidas eram de milho e arroz. Após cinco anos na cidade, o recém formado administrador deixou o serviço público para assumir o cargo de diretor comercial de uma cooperativa de produtores do município.

A experiência adquirida em sala de aula, somada aos anos de trabalho no governo e à lida diária com a compra e venda de grãos encorajou Baraúna a montar o próprio negócio em 1980. Ele percebeu que, com a falta de armazéns e silos no município, era possível conciliar a representação de empresas que vendiam sacos com a corretagem do milho e do arroz. Nascia assim o grupo Cereal, que após um ano em atividade, construiu o primeiro depósito em Rio Verde.



Riqueza que sai da terra favorece industrialização

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação