Economia

Budweiser é acusada de diluir com água a cerveja nos Estados Unidos

A ação judicial, que exige indenização por danos e prejuízos a qualquer consumidor nos últimos cinco anos, foi apresentada na última sexta-feira à Corte de Distrito de São Francisco

Agência France-Presse
postado em 27/02/2013 10:00
Ação acusa companhia de rotular falsamente o teor de álcool dos produtosWashington - A empresa que produz a popular marca americana de cerveja Budweiser foi acusada de aguar a bebida para obter maiores lucros, segundo uma ação coletiva apresentada em São Francisco, na Califórnia. Os autores da ação afirmam que a companhia Anheuser-Busch viola as leis de proteção do consumidor na Califórnia e no Missouri, "rotulando falsamente o teor de álcool de seus produtos".

A ação judicial, que exige indenização por danos e prejuízos a qualquer consumidor da Budweiser nos últimos cinco anos, foi apresentada na última sexta-feira à Corte de Distrito de São Francisco, um tribunal federal. "As grandes empresas não devem mentir a seus clientes", disse nesta terça-feira uma das autoras da ação coletiva, Nina Giampaoli, do escritório de advogados Mills Law Firm. "Me sinto enganada. Aconteça o que acontecer, as pessoas devem ter a informação confiável das empresas nos rótulos", afirmou.



A companhia Anheuser-Busch, com sede em St. Louis, no Missouri, adquirida pela belga-brasileira AB InBev, disse em um comunicado que as alegações são "completamente falsas". "Nossas cervejas respeitam plenamente as diretrizes referentes às bebidas alcoólicas, que fazem delas as marcas mais vendidas nos Estados Unidos e em todo o mundo", acrescentou em comunicado à AFP.

A demanda alega que, ao diluir a cerveja, a Anheuser-Busch pode produzir "um número significativamente maior de unidades de cerveja a partir do mesmo lote de ingredientes". Além da Budweiser, que tem como slogan "o Rei das Cervejas" com 5% de álcool, a ação coletiva na justiça denuncia que a Anheuser-Busch acrescenta água a outras nove marcas, entre elas a Bud Ice, Platinum Bud Light e Michelob.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação