Jornal Correio Braziliense

Economia

Produto Interno Bruto cresceu apenas 0,95% em 2012, dizem analistas

Apesar de todos os estímulos dados pelo governo, a economia não recuperou o fôlego. Dado oficial sai hoje, mas é certo que a média de crescimento nos dois primeiros anos da gestão Dilma Rousseff foi o menor desde a administração Collor

O crescimento brasileiro em 2012 decepcionou. Apesar de todos os estímulos dados pelo governo, os investimentos encolheram e a indústria se afogou em recessão. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB), que serão apresentados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vão frustrar a equipe econômica e, ao mesmo tempo, acenderam um alerta no Palácio do Planalto: Dilma Rousseff pode ter a reeleição ameaçada por não conseguir apresentar taxas de expansão a contento e controlar a inflação. A popularidade da petista está sustentada apenas pelo mercado de trabalho que, apesar de estar aquecido, dá os primeiros sinais de arrefecimento.



Na média, as apostas dos participantes do mercado são de que o PIB de 2012 tenha ficado em 0,95%. Com esse desempenho, e os 2,7% de 2011, a média anual de crescimento nos dois primeiros anos do governo Dilma ficou em 1,82% ; a pior para o período desde a gestão de Fernando Collor de Mello, cuja média dos dois primeiros anos de mandato (1990 e 1991) ficou negativa em 1,66%. ;Tudo isso coloca em risco o cenário eleitoral para 2014. Inflação alta e crescimento baixo têm um custo político elevado;, disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco WestLB Brasil.