Economia

Deputado do partido de Merkel sugere que a Itália abandone o euro

Para o político alemão, é necessário sair da ideologia euro-europeia para chegar a uma coexisência pacífica e respeitosa, levando a sério o direito dos povos de decidir por si mesmos

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 12:00
Berlim - Um deputado alemão do partido conservador CDU, da chanceler Angela Merkel, afirmou ao jornal Handelsblatt que a Itália deveria abandonar o euro se o país não conseguir uma maioria estável pró-europeia.

"Se um país não consegue convencer a maioria da população de que devem respeitar os compromissos adquiridos para que a moeda única funcione, não se pode pedir do exterior que volte a votar, deve-se deixar que retorne a sua moeda nacional", declarou Klaus-Peter Willsch, deputado da CDU notoriamente anti-europeu, uma ala minoritária de seu partido. O deputado ainda dclarou que para chegar a uma coexistência pacífica e respeitosa, levando a sério o direito dos povos de decidir por si mesmos, é necessário "sair da ideologia euro-europeia."



A corrente eurocética do partido liberal FDP, aliado no governo de Merkel, também defendeu a saída da Itália do euro."Se o euro quer sobreviver, deve virar uma moeda que respira. Os membros que não conseguem ou não podem ser economicamente competentes devem poder sair deste clube monetário", opinou Frank Schaffler, líder dos liberais contrários ao euro.

As eleições na Itália geraram uma situação política complicada. Nenhum partido tem maioria clara e a formação de um governo de coalizão parece incerta. A votação foi percebida na Europa como uma manifestação contrária às políticas de austeridade, defendidas especialmente pela Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação