Economia

Inflação na zona do euro diminui e fica em 1,8% no segundo mês do ano

O índice é o mais baixo registrado desde setembro de 2010, o que mostra a constante desaceleração da inflação, em um contexto de recessão na Europa

Agência France-Presse
postado em 01/03/2013 12:37
Bruxelas - A inflação na zona do euro ficou em 1,8% em fevereiro, 0,2 ponto a menos do que em janeiro, quando a taxa atingiu a marca dos 2%. Em um ano, a inflação de fevereiro teve baixa de quase um ponto. A estimativa foi feita nesta sexta-feira (1;/3), pelo escritório europeu de estatística Eurostat.

O índice, o mais baixo registrado desde setembro de 2010, confirma a desaceleração constante da inflação observada no ano passado, num contexto de crise e de recessão na Europa. Há um ano, em fevereiro de 2012, a inflação registrada na zona do euro foi de 2,7%.

Leia mais notícias em Mundo

O principal componente da inflação em fevereiro foi mais uma vez a energia, com uma progressão de 4% contra 3,9% em janeiro. Em seguida vem o segmento "alimentação, bebidas alcoólicas e tabaco", que baixou de 3,2% em janeiro para 2,7% em fevereiro. Os serviços aumentaram 1,6%, número estável em comparação ao mês anterior, assim como os bens industriais fora energia (0,8%).

O Banco Central Europeu (BCE), que visa manter a inflação em 2%, não teme mais que o índice aumente, e mantém desde julho sua principal taxa historicamente abaixo de 0,75%.Na quinta-feira, a agência estatística alemã Destatis indicou que a inflação havia desacelerado na Alemanha em fevereiro, em 1,5% em um ano contra 1,7% em janeiro e %2b2% em dezembro.

A inflação também diminuiu na Itália, ficando em 1,9%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação