Economia

Para o comércio, o resultado do PIB brasileiro em 2012 é "lamentável"

"Sem a ajuda do setor de serviços, o país estaria numa situação desastrosa", disse o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior

postado em 01/03/2013 17:18
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) classificou como ;lamentável; o resultado do PIB brasileiro em 2012, embora o comércio vivencie um bom momento de crescimento nas vendas e de recuo da inadimplência. Representantes do setor afirmam que modelo econômico que favorece o consumo está se esgotando e ainda fazem um alerta: as altas taxas de inflação podem corroer o poder de compra do consumidor brasileiro e impactar as vendas.

Na avaliação do movimento varejista, o setor de serviços foi mais uma vez o único segmento a apresentar crescimento (%2b1,7%) na soma das riquezas produzidas no ano passado, evitando com que o resultado do PIB fosse um desastre. "O setor de serviços se mostrou a locomotiva do Brasil. Sem a ajuda do segmento, o país estaria numa situação desastrosa", disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

Alertas

O líder dos varejistas afirma que o tripé alta empregabilidade, crédito farto e expansão da renda real não será suficiente para aquecer a economia em 2013. ;Os comerciantes brasileiros esperam uma atenção maior por parte da equipe econômica e precisam de políticas, especialmente as tributárias, para que as micro e pequenas empresas consigam sobreviver, sobretudo diante das distorções que diariamente são implementadas pelo governo;, defende Pellizzaro Junior.



O varejo brasileiro comemorou recentemente o crescimento anunciado pelo IBGE de 8,4% nas vendas em 2012. Apesar do cenário otimista, Pellizzaro Junior faz uma advertência: "A expectativa é de que haja um recuo da inflação no decorrer dos próximos meses. Caso contrário, o poder de compra dos consumidores será comprometido, o que deve impactar negativamente no volume de vendas do comércio brasileiro".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação